Concepções e pontos de vista


A concepção de vida que temos de uma árvore é com frequência ligada ao tédio e um mundo parado. Muitos não tem noção de que se trata de uma vida como eu e você, talvez pela ausência de agitação ou pela falta de empatia com essa vida mística e misteriosa. Meu ponto de vista é um pouco diferente do que a maioria pensa. Não sei se estou certo ou se estou errado, mas te garanto que vale a pena analisar essa circunstância por um lado diferente.

Acredito com toda fé que a vida de uma árvore é agitada, talvez mais agitada que a vida de muitos executivos estressados nesse mundo a fora, mas não com o veneno social de nós pobres homo sapiens que perdemos nosso tempo e nossa saúde em busca das especulações financeiras.

A vida de uma árvore não se limita ao movimento físico e as regras da terceira dimensão.
Para você ter ideia caro leitor fiz esse registro fotográfico no dia 25 de Abril de 2013 por volta das 18 horas no fim da tarde de hoje e tenho certeza que para a árvore todos esses números criados por nós sabichões não significam nada, pois é muito mais interessante viver em um eterno domingo. Por esse motivo me veio na mente os problemas que temos, as tempestades que fazemos em copo d'água, o interesse por coisas mesquinhas, fúteis e que não acrescentam nada em nossas vidas. Chega um momento na nossa existência que precisamos dar mais atenção para uma realidade diferente da nossa. Uma realidade que não estamos acostumados a entender e perceber, mas que está no nosso cotidiano.

O grande escritor e filosofo Khalil Gibran disse que árvores são poemas que a terra escreve para o céu. Nós seres humanos as derrubamos e as transformamos em papel para registrar todo nosso marasmo, vazio e estado vegetativo. E agora? Mundo de quem é sem vida e tedioso? Chega um momento que precisamos sair da caixa. Pensar pelo menos uma fração microscópica das grandes mentes iluminadas que passaram por esse planeta, pensar como Carl Sagan pensou.

Vivemos em um palco muito pequeno em uma imensa arena cósmica. Comece a pensar agora. Pense nas infindáveis crueldades infringidas pelos habitantes desse nosso pequeno planeta, nos quase imperceptíveis habitantes que passa por você todos os dias, pense nos rios de sangue derramados por todos aqueles generais e imperadores, para que, em sua gloria e triunfo, eles pudessem se tornar os mestres momentâneos de uma fração delimitada do nosso planeta. Esse paragrafo  é uma reflexão de Carl Sagan, mas e você? Reflita também. Nossas atitudes, nossa imaginaria auto-importância, a ilusão de que temos uma posição privilegiada no universo é desafiada pela misteriosa sabedoria de uma árvore.

O movimento e a agitação de uma árvore vai além da nossa humilde compreensão. A concepção misteriosa que esse ser tem do mundo que dividimos mudaria muitos dos graves e reais problemas que vivemos. Que motivo nos impede de viver como uma árvore? Levante da cadeira, saia do tédio, desse mundo paradão e sem vida. Vamos agir, nos movimentar, produzir sombras para dar descanso e frutos para dar energia.


1 comentários:

Anônimo disse...

Show