Auto-Ajuda um olhar analítico

Quando se fala em literatura a mais repudiada e pautada como errônea e sem sentido é a literatuda de auto-ajuda.
Errado seria essa fama caso fossemos todos belos, ricos, e felizes depois de ler uma obra como tal. Mas eu discordo do ponto de vista de quem fala que é uma literatura pobre. Isso se reforçou mais ainda quando em uma conversa que tive com Iara Maria estudande de psicologia e amiga de viagem enriquiceu essa minha tese. Não! não falavamos de livros de auto-ajuda e sim de livros de uma forma geral e ela disse que "seja qual for o livro ele sempre vai acrescentar algo ao nosso conhecimento" Palavras oriundas dos ensinamentos de seu pai o escritor de Anjos Engarrafados Antônio de Ângelo Brito e que ficaram enraizadas no seu cerne. Belo trabalho de pai e escritor. Escritor esse que merece um futuro post, mas voltando ao assunto a própria Iara acrescentou que na pior das hipóteses você adquiri o conhecimento de que o autor é um cara chato, mentiroso e vil, mas nunca vai sair sem conhecimentos depois de ler uma obra.
Preconceitos a parte temos que reconhecer que existem bons e maus escritores em todos os gêneros literatos.
Fecho esse post com Eckhart Tolle para reforçar a reflexão: "Tenha cuidado com qualquer tipo de defesa dentro de você. Está se defendendo de que? De uma identidade ilusória, de uma imagem em sua mente, de uma entidade fictícia."

5 comentários:

Renato Faria disse...

Legal Rogério adorei uma análise sem desvios e como vc disse no final tome cuidado com qualquer tipo de defesa dentro de você. Show!!!

Carol disse...

Lindooooo...
apesar de eu adorar auto-ajuda. Tomara q seu post tire um pouco o preconceito das pessoas que dizem não gostar sem nunca ler.

Bruno Andrade disse...

Vc sabe q eu odeio auto-ajuda, mas seu texto é plural e a diversidade é uma coisa bacana.

Leandro Gomes disse...

Essa sua amiga Iara deve ser mto inteligente...rsrsrs

Iara Maria disse...

Bom...Muito obrigada por mencionar algo que conversamos e também acho tão importante, "não julgar sem conhecer..." Mas é bom salientar, que isso não se resumi à livros, claro que a questão aqui é literária, mas mesmo assim é bom acordar para o maior vilão, o pai do preconceito, que é a falta de conhecimento,a ignorancia sobre qualquer assunto.É principalmente o fato de não conhecer que nos tira o direito de julgar, seja; livros, lugares, coisas... e principalmente pessoas.