Caverna do Dragão e os seus segredos


Caverna do Dragão ou originalmente conhecido como Dungeons & Dragons é uma série de animação da década de 80 coproduzida pela Marvel Productions, baseada no jogo de RPG homônimo. Consagrada aqui no Brasil na década de 80 e 90, é transmitido até hoje pela organizações globo (no ar desde 1986). O Sucesso de Caverna do Dragão é mérito das mentes criativas dos produtores Gary Gygax e Dave Arneson.

A série como todo mundo já conhece enfoca a história em que um grupo de seis crianças, durante um passeio a um parque de diversões, resolve entrar em um novo brinquedo chamado Caverna do Dragão, um trem fantasma. O problema é que o brinquedo era, na verdade, uma passagem que levava os garotos a outro mundo, de guerreiros, dragões, magos, etc. Chegando lá, os jovens são recepcionados pelo Mestre dos Magos, que se apresenta como o guia no reino da Caverna do Dragão e os ajuda entregando armas mágicas para que se defendam dos muitos perigos do local, inclusive do Vingador, considerado a força do mal. Na passagem, conhecem Uni, um unicórnio que vira amigo das crianças e os acompanha na jornada. A série gira em torno da busca dos heróis pelo caminho de volta para casa.

O desenho possui várias referências a outras dimensões ocultas e regiões umbralinas o que por sua vez gera várias versões e entendimentos com relação a mecânica real dos acontecimentos. Para vocês terem ideia alguns fãs acreditam que a história é retratada por crianças que morreram e que suas almas vivem em uma especie de inferno ou purgatório. Apesar do enorme sucesso no Brasil, em conversa com meu amigo Lucas Avila fui informado que a série não teve uma boa aceitação mundo a fora tanto que foi cancelada e a explicação para esse fato é dada pelo produtor Gary Gygax em entrevista exclusiva em novembro de 1999 escrita pelo jornalista brasileiro Pablo Miyazawa para edição 3 da revista Herói 2000:

Em 1985, a equipe responsável pelo desenho se reuniu com os executivos da temporada seguinte. Os seis jovens – mais velhos e mais experientes – seriam chamados de volta ao mundo da Caverna do Dragão pelo Mestre dos Magos. Foram concebidos três scripts do desenho, e eu até aprovei um deles. Mas algumas dificuldades surgiram. A D&D Corp. fechou e a CBS com a Marvel decidiram não continuar mais com o desenho. A nova série foi cancelada antes mesmo de ser produzida.

No entanto o sucesso no Brasil é muito complexo, talvez a forma como nos foi passado ou o contexto social daquela época, mas de uma coisa eu tenho certeza e a reflexão do filósofo brasileiro Mario Sergio Cortella no seu livro (Qual é sua obra? - Inquietações Propositivas Sobre Ética, Liderança e Gestão) nos empresta uma explicação contundente: "Devemos tomar uma certa dose de cuidado com a autossatisfação. A satisfação paralisa, a satisfação entorpece, a satisfação adormece. Um bom filme é um filme insatisfatório. Um livro bom é um livro insatisfatório. Na hora em que você termina de ler, fica olhando para aquelas páginas querendo que continuassem."
Caverna do Dragão talvez seja essa tremenda insatisfação que deu certo, pelo menos no Brasil. O fato de nunca vir a nosso conhecimento a produção final traz esse desconforto que Mario Sergio Cortella menciona, mas por outro lado existem uma série de episódios finais que tentam satisfazer os fãs da série. A maioria são escritos pelos os próprios fãs, um deles escreveu o livro Caverna do Dragão: O Reino. A fanfic foi escrita pelo brasileiro Eduardo Assumpção com o pseudônimo de D4MON3 publicado em 2010, o autor resolveu criar o próprio final para a série, ignorando o roteiro de Requiem, ele afirma que tentou negociar a licença com os detentores dos direitos e não obteve respostas, um dos advogados, o aconselhou a publicar o livro e esperar o que poderia acontecer. mas Requiem até hoje é o mais aceito. foi escrito pelo roteirista Michael Reaves, que escreveu 7 dos principais episódios, mas esse de número 28 infelizmente não foi produzido embora seu roteiro oficial tenha sido criado. O episódio relata os acontecimentos  finais da jornada dos jovens heróis em busca do retorno ao seu próprio mundo. Em 2010, o roteiro foi vertido para os quadrinhos pelo cartunista brasileiro Reinaldo Rocha o qual disponibilizamos aqui no blog neste post logo abaixo. Segredos a parte só podemos dizer que todas as coisas têm o seu mistério, mas o segredo de uma produção de sucesso sempre será um mistério indecifrável.

0 comentários: