Ser jovem


Conheço jovens de longa idade e velhos com menos de 20. O que é ser velho na sua concepção? O questionamento é muito subjetivo. O que leva alguém a se identificar como velho ou novo?
No meu entendimento Velha é uma pessoa que perde o tesão e a vontade de aprender. Velha são aquelas pessoas que desistiram de olhar para o mundo e para os outros. Velha são aquelas pessoas sem disposição para aceitar a diversidade no mundo. Velha são aquelas pessoas que fazem tudo sempre do mesmo jeito e fazem uma cara feia quando as circunstâncias mudam. Velhas são aquelas pessoas que não querem mais estudar, ler ou participar de algo que enriqueça culturalmente seus dias, assim ser velho ou velha é independente da idade, pois o que determina o envelhecimento não é o corpo e sua idade cronológica, mas a alma e sua sede de conhecer o que tem a nossa volta.
A pessoa mais nova que eu já conheci foi ninguém menos que meu avô Perceu José Vaz que viveu até o seus 72 anos, e nos deixou no auge da sua juventude em 2004. Isso é uma das coisas mais sublimes que vejo nas pessoas de idade cronológica avançada. Essas pessoas são do tipo que sabem conviver com sua bagagem de experiências. Não são desbragadas demais, nem prostradas e infelizes. Sabem seus limites. Fazem-se respeitar pelo equilíbrio, por uma alegre sobriedade que transpira a sabedoria que só os anos são capazes de nos dar. Diferente de pessoas de idade comportando-se como se tivessem quinze anos. Parecem ter perdido a noção da excentricidade mundana  querendo ser o que não são, com saudade do que talvez nunca tenham sido.
Em uma sociedade em que as coisas mudam com mais velocidade que o próprio pensamento, cuidar da mente é imprescindível. Temos que ter ousadia e determinação para aprendermos coisas novas e sobretudo, jogar fora aquilo que não nos servem mais. E ainda ter o discernimento para saber prever e distinguir as efemeridades, dos valores permanentes que devem ser mantidos e respeitados. Por favor respeitem os clássicos. E você como se sente? Você é velho ou jovem?

Pense nisso. Feliz 2013!

0 comentários: