Questionar é preciso!


Porque te dá um medo filho da puta: ser feliz, medo de amar, medo de ser bom. Tudo que faz bem pra gente, a gente tem medo. [Cazuza]
É recorrente nos textos aqui do blog priorizarmos a importância de sempre questionar os valores e costumes da nossa sociedade. A humanidade ainda tem muitas ideias preconcebidas que precisam ser mudadas e somente o esforço do questionamento, da reflexão e o exame consciencioso dos fatos podem efetivamente mudar a realidade.
Precisamos entender que o questionamento é a chave que abre as portas do conhecimento;
Precisamos abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum;
Precisamos buscar compreender a significação do mundo, da cultura e da história;
Precisamos conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política, mas antes de tudo precisamos querer questionar, querer conhecer e querer melhorar.
Mas por qual motivo, razão ou circunstância isso não acontece com a maioria das pessoas?
O que impede alguns seres humanos de levantarem a bandeira do progresso, de novos descobrimentos, de novas perspectivas, da melhoria e da evolução?
Talvez essa resposta não seja assim tão simplista, ou talvez seja a resposta mais valiosa de todos os tempos, só sabemos que existe uma resistência e um medo quando o fato é sair da área de conforto. Somos inseguros e buscamos uma segurança que não existe. O conforto que eu falo aqui não é aquele que oferece apoio e amparo, mas sim o conformismo e a aceitação do "deixapralaismo", ou seja, temos medo de perder, medo de piorarmos ainda mais a situação sem saber que perdemos oportunidades gigantescas apenas pelo simples medo de perder e vivemos uma vida mesquinha, sem charme, sem propositos e o pior de tudo sem esperança de dias melhores.
Vamos dinamitar esses medos, pois não podemos acreditar em algo simplesmente porque ouvimos. Vamos questionar!
Não podemos acreditar em algo simplesmente porque todos falam a respeito.
Vamos questionar!
Não podemos acreditar em tradições só porque foram passadas de geração em geração.
Vamos questionar!
Depois de muito questionamento, análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.

0 comentários: