A produção mais polêmica dos estúdios Disney


A Face de Führer é um curta de animação que com toda certeza é o mais controverso dos estúdios Disney. Protagonizado pelo Pato Donald em 1942. O curta de orientação anti-nazista, foi dirigido por Jack Kinney e só foi lançado nos cinemas dos Estados Unidos em janeiro de 1943, por coincidência, ou não, Hitler teve sua primeira grande derrota no dia 02 de fevereiro de 1943, na Batalha de Stalingrado, o que se tornaria o marco decisivo do inicio da queda do III Reich. Talvez esse fato seja a evidência do poder persuasivo e influenciador do cinema usado como ferramenta de guerra e confesso que fiquei perplexo a primeira vez que assistir a produção. Assista com os olhos de quem viveu em 1943 e imagine a repercussão daquela época.
Para vocês terem ideia esse filme venceu até o Oscar de melhor curta de animação e foi eleito o vigésimo segundo melhor curta de animação da história do cinema estadunidense.
O enredo se passa pela cidade fictícia de "Nazilândia" como é citada na canção da trilha. Nessa cidade tudo, desde árvores a nuvens, é decorado ironicamente com suásticas.


Por causa do racionamento de comida durante a segunda guerra mundial, o café da manhã de Donald  consiste a uma pobre fatia de pão duro e um cômico spray que tem gosto de ovos com bacon. Após o café da manhã, soldados levam Donald à fábrica onde ele trabalha exaustivamente na produção de munição para armas e o desenrolar dessa história eu quero que você confira no vídeo que postei acima e tire as suas próprias conclusões.
Uma curiosidade interessante é que o título da produção inicialmente iria ser Pato Donald na Terra dos Nutzi. "Nutzi" é uma brincadeira com as palavras "Nuts" (louco) e "Nazi" (nazista). Bem criativo, mas acabou não vingando.
Em maio de 2004, foi re-lançado pela Disney em DVD. Foi a primeira vez, desde 1943, que a Disney relança o polêmica produção.

1 comentários:

Lucas Avila disse...

Nem Ramones, nem Sex Pistols, nem The Clash: o primeiro punk da história se chama Walt Disney! Quanta coragem e ousadia lançar um curta desse em pleno período de regime nazista! Achei a crítica sensacional, muito critiva, e nele da pra perceber vários momentos sofridos que o povo na época viveu, como o racionamento de comida, a figura pavorosa e de repressão de Hitler e o trabalho quase que escravo. Minhas partes favoritas são a de quando Donald come o pão duro, a saudação com a bunda, e quando ele resmunga! Engraçado que esse curta me fez lembrar de dois filmaços: A Lista de Shindler e Tempos Modernos. Parabéns pelo post Rogério !