Identidade visual infeliz


Identidade visual é a imagem gráfica que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. Essa imagem gráfica costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual.
A criação da identidade visual é um conjunto completo de elementos relacionados à imagem, definindo de forma única os objetivos, perspectivas, missão, foco corporativo e seus respectivos diferenciais. Portanto, a criação da identidade visual é o melhor método a ser usado no ato de diferenciação da identidade da corporação em relação aos concorrentes, porém todavia nem sempre os empresários e comerciantes preocupam em contratar profissionais para elaboração do seu logotipo. Assim dessa forma acontece infortúnios como os apresentados abaixo:
Instituto Brasileiro de Estudos Orientais
Arlington Pediatric Center
Fachada da Clínica
Encebe Transportadora
Sem comentários
Entidade Governamental sem fins lucrativos OGC
Descobriram o duplo sentido dessa identidade visual apenas quando confeccionaram canetas e tapetes promocionais. Mas o detalhe curioso é que eles ainda não mudaram o logotipo e continuam com o tal duplo sentido inserido no cerne do seu foco visual olha só o site deles: http://www.ogc.gov.uk/

Sem comentários
Enfim. Todo cuidado é pouco na hora de criar ou escolher um profissional para definir a identidade visual. E Nunca! Jamais economize naquilo que vai ser o conceito central, o rosto que identifica você no mercado.

1 comentários:

Ricardo Nunes disse...

Ei Rogério os cara da clínica Arlington Pediatric Center já mudaram a logo deles confere lá http://www.arlpedcen.org/
show de bola esse post!